segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Filosofia : Direitos e Deveres da Ética

Por Monica Garcia Sanches- 2 ano - EJA M 4
Orientação : Professor Carlos

Introdução da Ética

Todo ser humano, à sua maneira, busca um caminho de desenvolvimento. Porém já vivemos muitas catástrofes,muitas guerras,muito sofrimento simplismente por que alguém ,em algum lugar queria fazer do mundo um grande "por que sem", onde tudo funcionasse por conta do seu modelo desejado.Esses casos sempre nos provocam indignação,pois consta-se a violação de um princípio ético,de algo que esta acima dos interesses pessoais, focanda no bem comum, na manutenção da vida. Hoje, a questão que se coloca diante do educador é: como recuperar essa postura ética? A proposta aqui apresentada é viver valores universais através de uma atitude humana que provém do coração.
A visão do Potencial humano como força propulsora das transformações, um convite para sonhar novas rotas para o desenvolvimento humano.Nossas múltiplas potencialidades exercidas através do amor, pois somente conhecimento, criatividade,potencialidade,tecnologia ainda não as garantem, uma mudança de rota em direção a um mundo melhor. Amplia-se assim, a atuação do educador em relação ao desenvolvimento daqueles que o acompanham não só na sala de aula, mas em qualquer ação educativa.
Mas não basta saber que dispomos de certas potencialidades. É preciso entrar em contato com elas,contemplá-las através de nossas relações.É o objetivo de fazer com que através da educação os seres humanos se reencontrem com o fato de que são humanos.
Esse encontro consigo mesmo prevê uma análise do nosso agir no mundo.É ai que debruçamos sobre diferentes contextos culturais,tentando compreender como as visões do mundo vão apresentando diferentes propostas éticas, e de que forma esse modelos passam a reger nossas motivações e nossos atos.Esse é o agradável mergulho na essência da ação humana em Ética ou Arte da Convivência.
A partir desse panorama é que se faz uma proposta metodológica cujos pilares sejam os valores humanos.Um dialogo com a alma humana em Ser e Ensinar, com princípios, metodológicos e técnicas baseadas em valores universais,fundamentada em uma mudança interior que pormova o surgimento de uma ordem social mais compatível com a condição humana.
Os educadores,são responsáveis por atender os anseios dos que participam (alunos) das atividades que promovem. São responsáveis pela coerência entre o nosso discurso e a prática; são responsáveis pela manutenção dos sonhos que se renovam a cada dia, que crescem e se irradiam no mundo.O trabalho do educador é antes de tudo um ato de amor, em cada realização.

CONTINUA ...

0 comentários:

Postar um comentário