sexta-feira, 24 de abril de 2009

Debate: Violência na escola

Olá caros amigos, infelizmente em nossa escola ocorreram fatos de violência que devemos analisar e aprender, promevendo uma lição sobre o acontecimento.Não estou fazendo aqui o papel de um moralista , mas sim de um educador que pretende discutir sobre o assunto com todos as pessoas da escola.
Vou ser breve na exposição sem mencionar nomes, mas o fato em si :
Devemos lembrar quão perigosas são nossas palavras , mensagens e atos; o que nos podem levar a ruína , desolação , provocar ódios e desordem.
Além da destruição da dignidade humana , depreciar e humilhar , algumas frases tem o poder de semear a discordia, sentimentos de raiva que podem prejudicar muitas pessoas ao mesmo tempo, levando a consequências indesejaveis e a reações que não consegueríamos reverter.
Devemos então nos concentrar em palavras e em mensagens positivas: Fraternas, Solidárias, de Esperança, de Paz ,de caridade, de Amor.
Frases como estas, do grande Mestre Jesus : "Amar a Deus sobre todas as coisas e amai o próximo como a Ti mesmo" “Amai-vos uns aos outros, fazei o bem aos que vos odeiam”.
Em nossa Lei maior secular, a Constituição brasileira nos afirma dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos ; o artigo 5 inciso V é assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo,além de idenização por dano material,moral ou a imagem de um cidadão.
já no inciso X diz : São invioláveis a intimidade,a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
Em nosso código penal , lesão corporal constitue crime: Ofender a integridade corporal ou de outrem(agressão física) : Pena-detenção de 3 meses a um ano,pode ser diminuida se a pessoa foi motivada por ter sofrido injuria,humilhação,ofensa a moral, no caso em questão, por serem menores existe leis específicas ECA no Estatudo da Criança e do Adolescente que podem ser: prestar serviços comunitários, detenção em abrigos de menores.
Com relação a Escola; a Direção e o Colegiado juntamente com os professores e as famílias envolvidas, tomarão as medidas socio-educativas mais adequadas.
Portanto este tema em debate tem que ser discutido por toda comunidade escolar, para que se evite novos constrangimentos.

0 comentários:

Postar um comentário